Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A ponta do iceberg


Paiva Netto

O brutal assassinato da advogada Mércia Nakashima e o desaparecimento e provável execução da modelo Eliza Samudio, amplamente noticiados, chocam a sociedade. No entanto, esses dois funestos episódios possuem algo em comum: são apenas a ponta do iceberg no problema da violência contra a mulher.
No Mapa da Violência 2010, feito pelo Instituto Sangari, tomamos conhecimento de que a cada duas horas uma mulher é morta no Brasil. Constatamos ainda que a maioria das vítimas é assassinada por maridos, namorados, ex-companheiros e por homens que sofreram por parte delas rejeição. Outro dado chama atenção: 40% dessas mulheres têm entre 18 e 30 anos.
No âmbito nacional, a exemplo das próprias delegacias da mulher, podemos notar avanços no combate a tamanha violência. Contudo, é fundamental percebermos que a raiz desse mal está também na ausência de uma educação voltada a, desde a tenra idade, valorizar o Ser Humano e seu Espírito eterno, independentemente de etnia, posição social ou sexo. Opinião esta compartilhada por Sandra Albuquerque Fernandez, socióloga brasileira radicada nos Estados Unidos, que afirma em seu artigo “Lágrimas no silêncio”: “A problemática da violência contra a mulher está além da questão moralizadora; é o reflexo da falta de reeducação espiritualizada das massas. Culpa de quem? De todos nós, sociedade, quando não reivindicamos ou, simplesmente, fechamos os olhos perante os deveres e direitos de cada cidadão: homem, mulher, criança, bebê, feto; ou, então, nos esquecemos de proteger nossa flora e fauna”.

LEI MARIA DA PENHA
Uma importante conquista das mulheres é a Lei no 11.340. Em 2001, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) sugeriu que o Estado do Ceará pagasse US$ 20 mil à bioquímica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, por não ter punido judicialmente o ex-marido dela, que, por várias vezes, a agrediu e atentou contra sua vida. A indenização foi paga em julho de 2008.
Sancionada pelo presidente Lula, em 2006, a Lei Maria da Penha pune com mais rigor os infratores. “Antes muitas mulheres queriam sair da violência doméstica e não tinham mecanismos para isso. Temos o direito de viver sem violência”, comentou Maria da Penha.
Assunto da mais alta relevância para a Legião da Boa Vontade, o tema mereceu destaque na sua publicação especial dirigida aos participantes da Comissão do Status da Mulher da ONU, em Nova York, EUA, nos encontros de 2009 e 2010. A “Boa Vontade Mulher” estampou na capa bonita foto da senhora Maria da Penha com o título: “A força da mulher na Humanidade”. A revista presta tributo a outras ilustres figuras femininas que batalham ou já contribuíram, em diversas épocas, na construção de um mundo melhor.

CULTURA NACIONAL
Representantes da LBV prestigiaram no dia 30 de junho, no Rio de Janeiro/RJ, o lançamento de quatro títulos da coleção “Aplauso”: “Stênio Garcia – Força da Natureza”, de Wagner de Assis; “Débora Duarte – Filha da Televisão”, de Laura Malin; “Theresa Amayo – Ficção e Realidade”, de Theresa Amayo; e “Odorico Paraguaçu – O Bem-amado de Dias Gomes”, de autoria do cenógrafo José Dias. Segundo o Portal Boa Vontade, a concorrida noite de autógrafos contou com a presença de muitos artistas, a exemplo de Eva Todor, Gracindo Junior, Danton Mello e Eliana Pittman, entre outros amigos e fãs que levaram seu carinho aos homenageados.
Fiquei muito honrado com as dedicatórias que recebi dos amigos Stênio Garcia, Débora Duarte, Theresa Amayo e José Dias.
Chegou-me igualmente às mãos, para grande satisfação minha, a obra “40 Anos de Glória”, de Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti, com fraternas palavras dos biógrafos e de Glória Pires.
Minha saudação aos autores e protagonistas desses admiráveis trabalhos editoriais. Na arte de escrever e representar, encontra-se também o que há de belo no espírito criativo humano. Legítimos talentos da literatura e da dramaturgia brasileira. Parabéns!

CELEBRANDO A VIDA
Neste sábado, 17/7, ocorre em São Paulo/SP, a terceira cerimônia em homenagem às vítimas do acidente do voo 3054 da TAM, que partiu de Porto Alegre rumo à capital bandeirante.
A Legião da Boa Vontade recebeu e prontamente aceitou o convite da Associação das Famílias das Vítimas do Voo da TAM para participar do ato ecumênico no terreno onde será construído o Memorial 17 de Julho.
Na missiva dirigida à LBV, a senhora Silvia Masseran comenta: “Queremos transformar tantas mortes em algo vivo e, por isso, sempre fazemos uma campanha. Este mês estaremos recolhendo enxovais de bebê para a Santa Casa e vamos escrever com os donativos a palavra VIDA no terreno”.
O pregador ecumênico Jayme Bertolin e os componentes do Coral Boa Vontade, da capital paulista, estarão a LBV representando na cerimônia.
Eventos dessa grandeza realçam a força do Amor, pois nem a morte separa os que se amam.

Monte Alegre entrega produtos da agricultura quilombola nesta quarta á Prefeitura

PARABÉNS AO COMUNIDADE DE MONTE ALEGRE!!!!!

A comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, entregou à prefeitura nesta quarta-feira (28), a primeira remessa do projeto Compra Direta de Agricultura Familiar Quilombola. Serão comprados laranja, palmito, pão caseiro, peixe e banana, produzidos pelos próprios moradores. A comunidade pertence ao distrito de Pacotuba.

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai até o local para recolher produtos, com seis produtores. Esses  produtos serão distribuídos na Ilha da Luz, para a Casa de Passagem, a Apae e os asilos "Nina Aroeira", "Adelson Rabello" e "João XXIII", entidades beneficiadas pelo Programa de Segurança Alimentar da prefeitura.


O investimento para este ano no Compra Direta de Agricultura Familiar Quilombola é de R$ 56 mil. Estão previstas outras entregas até dezembro, com produtos como alface, couve, doces e ovos.

Atrocidades pelo mundo.......


Amigos....está não é notícia da nossa cidade, mas com certeza deve ter chocado que leu....Lamentável, até que ponto chegou o ser humano.

Notícia: Num País do primeiro mundo, FRANÇA,policiais encontraram oito corpos de recém-nascidos (ou pelo menos o que restou deles), no jardim de uma casa, ao norte do país.

Os supostos pais, possuem 45 anos e a mãe confessou que matou os filhos sufocados, para o marido não descobrir cada gravidez indesejada.E pasmem, o primeiro assassinato aconteceu em 1988.

Segundo as autoridades os corpos foram descobertos por acaso um novo morador,estava limpando o próprio jardim encontrou alguns ossos. Depois da análise dos restos encontrados a polícia concluiu que se tratava de ossos humanos de pelos menos dez anos.

Os vizinhos estão apavorados com o crime, pois o casal eram pessoas "educadas, gentis, atenciosos".

Isso aconteceu bem longe daqui, mas crianças não são assassinadas nos Estados brasileiros.Aqui mesmo em Cachoeiro, já aocnteceu vários casos como estes.

É muito triste, existem animais que protegem seus filhotes, mais que os humanos. É lamentável perceber que a capacidade de amar , está sendo perdida dos corações das pessoas.Nossos filhos tem que serem amados, cuidados, protegidos e nunca assassinados

ISTO É LASTIMÁVEL, PARA NÃO SE DIZER ABSURDA!!!!!!!!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Deus é Ciência


 
Paiva Netto
paivanetto@lbv.org.br






O que vem de Deus é Ciência. Há tempos, comentamos que todos os ramos do saber universal compõem Ciência Divina. Conforme estudaremos em outra oportunidade, Religião é Ciência, Ciência é Religião. Ambas devem honrar a Ciência Moral, que tem pelas criaturas o mais elevado respeito, não as considerando instrumento para fanatização nem reles cobaias. O pensamento quando altamente sectário pode sustentar rancores que ensombreçam os olhos da alma de geniais cerebrações. Aliadas, muito além poderiam fazer pelos povos sequiosos de um mundo melhor. É fundamental afastar o tabu de que a fé religiosa esteja restrita aos tolos e radicais e a Ciência seja abrigo apenas dos que possuem intelecto aguçado, conquanto, de preferência, distantes do sentimento que liga a Razão ao Espírito imortal. Convém ressaltar que racionalidade em demasia, sem o amparo do coração, promove, por exemplo, soluções econômicas que a uns privilegiam e aos demais destroem.
         Em “Reflexões e Pensamentos — Dialética da Boa Vontade” (1987), sem pretender dar uma de conselheiro Acácio (risos), escrevi: Muita aberração catalogada na História como de autoria do Criador do Universo nada mais é do que projeções do deus antropomorfo, gerado pelo Homem para satisfazer aos seus proveitos. São, portanto, as próprias deficiências humanas alçadas à condição de divindade.
         A existência terrena particulariza renovação constante. O desenrolar dos fatos para alguns é um susto. Já aos modestos – perante a Espiritualidade Superior ou a Solidariedade sem fronteiras –, eles se encaixarão de forma perfeita.

                   VERDADE VERDADEIRA

         Meditando a respeito do urgente papel da Ciência no deslindamento de nossa vida incorpórea, faz-se necessário alcançar que, enquanto certos pesquisadores negam uma realidade, alicerçados nos parâmetros que julgam inquestionáveis, seus pontos de vista, talvez prematuros, podem tornar-se verdade irredutível aos que têm a palavra deles como instância derradeira, causando os mais terríveis prejuízos ao progresso, até que a Ciência mesma, apoiada em novos fundamentos, venha desmenti-los. É evidente que não é ela que se desdiz, porém alguns dos seus cultores, por mais bem avaliados que sejam pela opinião de seus pares. Certa ocasião, durante palestra, ponderamos que a Ciência é infalível, os cientistas não.

ELE ESTAVA CERTO
        Aponto, como referência, o conceito revolucionário do sábio britânico sir Gilbert Thomas Walker (1868-1958), com sua “Oscilação Sul” ou “Gangorra Intrigante”. A descoberta dele modificou a compreensão acerca dos efeitos do El Niño no planeta Terra. Apesar disso, foi, de imediato, rechaçada pelos seus contemporâneos. Contudo, atualmente, segundo o dr. Matt Huddleston, do Centro Hadley, Departamento de Meteorologia do Reino Unido, “o incrível sobre o trabalho de Gilbert Walker é que ele foi uma das primeiras pessoas no campo da meteorologia que pensaram grande, que ligou os padrões de tempo de continentes diferentes. (...) As ideias grandiosas dele foram criticadas na época, porque as pessoas não entendiam que o tempo e o clima de uma área podiam estar ligados a outro ponto do globo. E, realmente, isso o prejudicou”.
         Muitas foram as ironias sofridas por Gilbert por parte de seus colegas. Mais tarde, no entanto, confirmou-se que ele estava certo. De louco, Walker não tinha nada. Os outros é que andavam distraídos.
         Ora, quem determina que a verdade é verdadeira? (risos). Os pesquisadores, que amanhã retificarão os seus conceitos antes apreciados por eles como cláusula pétrea, ou a modéstia exigida pela sabedoria? A erudição, quando acompanhada de vasta experiência e postura humilde diante da verdade, jamais se precipita. Não aceita radicalismos nem cogita que a Ciência tenha atingido o curul de sua missão, incluindo o fato de que o Ser Humano nem logrou saber usar parcela significativa da própria capacidade mental. Pode, na atualidade, a ilha avaliar, em toda a sua extensão, o continente?

LBV em Cachoeiro promove Arraial da Boa Vontade

LBV em Cachoeiro promove Arraial da Boa Vontade

O Centro Comunitário e Educacional da LBV, em Cachoeiro/ES, realizará na próxima sexta –feira, 30 de julho, a partir das .18h, o Arraial da Boa Vontade. A festa é beneficente e visa contribuir para a sustentabilidade das ações socioeducacionais  desenvolvidas pela Instituição.

Entre as apresentações artísticas está a dança caipira, com a participação das crianças e adolescentes, integrantes dos programas desenvolvidos pela Legião da Boa Vontade. Comidas típicas, pescarias e muitas brincadeiras poderão ser apreciadas neste dia.

Participe! Traga sua família para confraternizar e se divertir com muita alegria neste arraial. O Centro Comunitário e Educacional da Legião da Boa Vontade, em Cachoeiro de Itapemirim, está localizado à Rua Ângelo Boss – 8, bairro baiminas. Telefone para informações (28) 3522 – 4058.


Aí galera!!!!! Vamos prestigiar.....

JUIZ CONDENA A PREFEITURA DE CACHOEIRO A EXONERAR CERCA DE 250 FUNCIONÁRIOS

É meu povo será que a justiça vai ser cumprida..... Foi a decisão foi tomada  pelo Juiz da Vara da Fazenda Pública  Drº Robson Louzada na tarde de ontem, onde intima a prefeitura da nossa cidade  no prazo máximo de cinco dias  todos os 246 servidores que trabalham em cargos comissionados especiais.
Caso o prefeito não cumpra a ordem, ela poderá ser multada em R$10 mil para cada dia de descumprimento da ordem judicial.

Vamos esperar os cinco dias e ver o que realmente será feito, enquanto isso vamos conhecer os cargos e salários  que serão extintos da gestão atual. Babem os salários.... até eu queria trabalhar com o nosso prefeito. (kkkkkk)

 - Assessor Executivo Prestação de Serviços  - Salário R$ 4.000,00 (05 pessoas) ( não me pergunte o que ele faz, mas garanto que é não é pegar em vassouras)

- Assistente Técnico de serviço - Salário R$ 1.300,00  (30 pessoas) (Imagina, precisam de um técnico para trabalhar no serviço... é piada!)

- Auxiliar Operacional de Serviços  - Salário R$ 800,00 ( 50 pessoas) ( Gente, não basta um técnico tem que ter também o auxiliar operacional. Eita, serviço complicado de se fazer, heim...)

- Assessor Especial para agenciamento de correios - Salário R$ 500,00   (22 pessoas)  (Resumindo, pessoas que trabalham separando e enviando cartas -  correio particular da prefeitura . Detalhe: a agência dos correios que fica ao lado da prefeitura não serve.... é público demais).

- Assessor Especial para assuntos de agenciamento do crédito - SalárioR$ 600,00 (06 pessoas) (Ou seja, a prefeitura fica pedindo empréstimos por aí )

- Assessor Especial para assuntos de agenciamento do trabalhador - Salário R$ 650,00 (12 pessoas) ( Não bastam os funcionários do Rh da prefeitura, são tantos trabalhadores municipais que eles tiveram que criar  esse cargo especial.... Nos poubem!!!!!)

- Assessor Especial para assuntos fazendários - Salário R$ 650,00 (20 pessoas) ( Este não quero nem comentar!!!!!!)

- Assessor Especial de Logística e serviços internos - Salário R$ 650,00 (04 pessoas) (Meu Deus, quando serviços são internos......Pois os externos eles estão deixando a desejar.)

- Assistente Operacional de Serviço de saúde - Salário R$ 800,00 (01 pessoa) ( A secretária de saúde não funciona bem , por isso tem que ter este outro aqui.....)

- Assessor especial de serviços - Salário R$ 650,00 (30 pessoas) (Olha aí, mais um especial para o serviço....Tô falando!!!)

- Assessor Especial de gestão - Salário R$ 1.100,00 (15 pessoas) (SEM COMENTÁRIO SRº PREFEITO)

Agora, depois disso tudo, vou facilitar para vcs.... sabe quanto isso custa aos cofres publicos....nada mais nada menos que R$  1.019.500 ....

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ANO DE ELEIÇÃO....ANO DE PROPAGANGA ELEITORAL NA TV E NOS RÁDIOS....VOCÊ AGUENTA??????????




Este ano e ano de eleição, ano de horário eleitoral na televisão e em rádios. E você tem paciência em assistir????

Eu sempre digo que o povo brasileiro paga pelo seu mal voto. talvez vc esteja se indagando porquê? Vou lhe responder: é porque na hoora de votar, não sabe nem em quem está votando direito, pois não conhece verdadeiramente o seu candidato, se ele já foi processado por alguma fraude no passado (olha que a "ficha suja ou limpa" está em vigor, heim). E mesmo assim, quando sabem de algo errado, ainda sim, votam no camarada... É burrice ou não é?

Fiquei impressionado esta semana no ponto de ônibus ao ouvir uma afirmação de uma conhecida. Ela disse assim: "Se o Collor voltasse a se candidatar a presidente, eu voto nele..." E olha que ela nem marajá é para ser fã dele. pois convenhamos, o paraíso dos marajás foi o Brasil na época da gestão do citado ex- presidente . mas depois do Collor muita corrupção ainda vou descoberta no cenário político brasileiro... fora as que ainda estão escondidas... isso é que mata!!!!

Vamos votas consciente nestas eleições, vamos assistir o horário eleitoral para avaliarmos as propostas dos candidatos, (sei que não é agradável ficar 40 minutos ou mais assistindo, mas é necessário...).Se não votarmos bem hoje, as conseqüências certamente virão.

Eu prefiro aguentar o horário eleitoral que é só 40 minutos e votar consciente,fazendo a minha parte como cidadão brasileiro consciente.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

LBV inicia campanha Eu ajudo a mudar!




 Não é de hoje que os problemas sociais do Brasil são muitos e em grande proporção. Dados oficiais mostram que 56,9 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza e 24,7 milhões, em extrema pobreza. Modificar essa realidade é um trabalho árduo e contínuo. O grande desafio é tornar a nação um lugar onde existam, nas diversas esferas de atividade, oportunidades iguais para todos os cidadãos.

Atuando, há 60 anos, nas áreas da educação e da promoção humana e social, a Legião da Boa Vontade (www.lbv.org.br) acredita que essa transformação é possível de ser realizada e que o esforço conjunto de toda a sociedade faz a diferença para que isso ocorra. Por isso, lançou, em 1º de abril, mais uma importante campanha em favor das populações em situação de vulnerabilidade no país. Intitulada Eu ajudo a mudar, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas e mobilizá-las a participar dessa ação solidária. No site www.euajudoamudar.org, a LBV apresenta vários programas socioeducacionais que desenvolve em dezenas de cidades brasileiras, os quais necessitam de recursos para continuar mudando para melhor a vida dos milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos atendidos diariamente pela Instituição, por meio de escolas de educação básica, lares e Centros Comunitários e Educacionais.

Quem quiser colaborar pode acessar o site da campanha e fazer a doação ou, ainda, ajudar a divulgá-la à família e aos amigos. Em Cachoeiro de Itapememirim, a Legião da Boa Vontade empreende suas ações por intermédio do Centro Comunitário e Educacional, localizados, respectivamente, na Rua Ângelo Bóss, 08 Bairro Baiminas. O telefone para contato ou outras informações é (28) 3522-4058. A LBV também está no Twitter (www.twitter.com/lbvbrasil) e no Facebook (www.facebook/pages/legiao-da-boa-vontade).

A LBV
Fundada em 1º de janeiro de 1950 (Dia da Confraternização Universal), a Legião da Boa Vontade é uma associação civil de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, ecumênica e altruística, sem fins econômicos, reconhecida no Brasil e no exterior — inclusive em caráter oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) — pelo trabalho socioeducacional que realiza desde seus primórdios. Em 2009, a LBV prestou o total de 8.016.758 atendimentos e benefícios a populações em situação de vulnerabilidade. Mais de 120 mil pessoas receberam educação, cultura, alimentação e apoio nos campos da segurança, da saúde e do trabalho, com um diferencial: a Espiritualidade Ecumênica, que a LBV aplica em tudo o que empreende.


VAMOS LÁ PESSOAL !!! VAMOS JUNTOS ENTRAR NESTA CAMPANHA DA LBV.

NOVA LEI DO DIVÓRCIO... SIMPLIFICANDO A DESUNIÃO

 É agora ficou  mais fácil virar ex-marido..... Entenda um pouco mais sobre essa emenda, que tem por "finalidade" ajuda


Lei do Divórcio acaba com a separação judicial


Com a publicação da Emenda Constitucional 66, os casais que desejam se divorciar podem fazê-lo sem a necessidade da separação prévia. Ela  extinguiu os prazos que eram obrigatórios para dar entrada no pedido. 


Um dos principais responsáveis pela mudança que acelerou o pedido de divórcio é o Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam). O presidente da entidade, Rodrigo da Cunha Pereira, diz que as mudanças seguem uma tendência de menor intervenção do Estado na vida do cidadão, e que os contrários à aprovação adotam um discurso moralista “perigoso”. “Quando alguém vai casar é preciso o aval do Estado, no sentido de perguntar há quanto tempo o casal está junto? Não, portanto, no divórcio funciona da mesma forma. Sem contar que, a partir desta emenda, há uma transferência de responsabilidade para as pessoas, porque elas podem fazer o pedido quando acharem melhor e terão de responder por suas escolhas.”

Para ele, a separação judicial é um instituto anacrônico, sustentado por um discurso religioso. “A separação era um atraso na vida daqueles que queriam se divorciar. Sem contar que ela acabava fomentando uma discussão sem fim em relação à questão da culpa sobre o fim do relacionamento, estimulando aquelas famosas brigas que todos conhecem. Na verdade, da forma como ocorria, o sofrimento acabava sendo dobrado, porque havia a necessidade de fazer a mesma coisa duas vezes”, comenta.

A presidente da Comissão de Direito de Família do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Regina Beatriz Tavares da Silva, ataca exatamente os pontos elogiados pelo presidente do instituto e afirma que o texto tem lacunas. “Da forma como foi proposta, sem contemplar algumas modalidades de separação que consideramos importantes, a emenda cria insegurança jurídica. Bastaria ter acrescentado essas situações no texto, e acabaria com problemas de interpretação”, afirma.

Regina, que também é professora da Fundação Getúlio Vargas, afirma que o principal problema é quando as questões envolvidas na separação — como a divisão de bens ou a pensão — são discutidas posteriormente ao divórcio, porque perderão o sentido, já que aquele contrato não existe mais. “Como você vai discutir uma situação que, legalmente, é inexistente, porque o contrato já foi extinto? Portanto, acredito que essa emenda cria possibilidade para casos em que o homem ou a mulher infiel, por exemplo, poderão ser beneficiados com o pagamento de pensão, quando, na verdade, deveriam ser punidos por terem descumprido um dever conjugal”, acrescenta.

Ao contrário da posição do Ibdfam, ela diz que é necessária a intervenção de um juiz em certos conflitos, justamente para evitar situações como a citada acima. “Fundamentar-se apenas na extinção da culpa não é o suficiente para defender as mudanças, sobretudo, porque considero que elas podem estimular a violência e uma série de outras questões, cujas vítimas são as mais prejudicadas. Elas acabam ficando sem condições de contar com o amparo legal, já que o contrato estará acabado”, explica.

“As três espécies de separação consideradas, a culposa, a não culposa e aquela que chamo de ruptura, ficam prejudicadas a partir de agora. Como as situações que citei acima serão discutidas se o contrato pode ser extinto sem nenhum prazo? As três espécies preveem justamente que o lado prejudicado possa ter seus direitos garantidos”, observa Regina.

Prático e rápido

O advogado especialista em Direito de Família Ricardo Zamariola opina que a emenda é clara, e acaba com a possibilidade da separação judicial. Ele, que atuou no caso do menino Sean, considera que as mudanças são positivas porque tornam todo o processo mais rápido, e representam um tremendo avanço. “Ironicamente, ou curiosamente, a única condição para pedir o divórcio agora é estar casado, porque a emenda eliminou todo e qualquer outro pré-requisito estabelecido anteriormente”, diz.

Na mesma linha do Ibdfam, ele elogia o fato de a culpa deixar de ser discutida. “Era prejudicial, porque sempre resultava nas chamadas lutas de balcão, nas quais os casais ficavam discutindo sobre a culpa pela separação. Sem contar que, a partir de agora, vai desafogar as pautas de julgamento dos tribunais. Em resumo: são menos problemas e tudo está mais prático e barato”, comenta Zamariola.

A advogada Maria Berenice Dias considera que a proposta de eliminar os prazos é um avanço, também por permitir que a culpa deixe de ser discutida, além de tornar o trâmite dos pedidos mais fácil e rápido. Para ela, não há dúvidas sobre a aplicação das medidas, e todos os processos de separação judicial se transformam automaticamente em divórcio.

O advogado especialista em Direito de Família do escritório Salusse Marangoni, Daniel Bijos Faidiga, também faz elogios à mudança, sobretudo do ponto de vista de evolução histórica em relação ao divórcio. “A lei anterior é de 1977, porque antes não estava prevista na legislação essas possibilidades. Acredito que para agradar pessoas que se opunham a ela na época, criou-se essa situação de separação e divórcio. No entanto, com o tempo descobriu-se que raramente os casais querem retomar o matrimônio. Essa emenda é positiva por isso, porque não tinha mais sentido manter estas duas etapas”, explica.

O resgate histórico também é feito pela advogada Gladys Maluf Chamma. Ela concorda com Faidiga no sentido de que a criação de duas etapas para o casal se separar foi instituída para agradar, sobretudo, a igreja, que era contra a lei na época. A profissional comenta que, para ela, a única mudança efetiva é a extinção dos prazos. “O restante permanece como está, inclusive a questão da culpa, que não vejo suprimida nesta emenda”, acrescenta.

De acordo com Gladys, a diferença agora é que em vez de discutir algumas questões na separação, isso será transferido direto para o divórcio. “A culpa continua existindo e não vejo prejuízo para os casais com esta nova medida, desde que seja aplicada corretamente”, conclui.

RG e CPF na mão

Todos os cartórios do país estão aptos ao procedimento desde a última quarta-feira (14/7), data da publicação do texto. Para pedir o divórcio, basta o casal se dirigir a qualquer tabelionato de notas com a certidão de casamento, o RG e o CPF. Em alguns locais, o processo é concluído em algumas horas. O preço varia de estado para estado. Em São Paulo, quando não houver partilha, o valor é de R$ 252,11. Se tiver partilha, o valor mínimo é de R$ 252,11 e o máximo de R$ 26.893,40.

Diante de algumas interpretações sobre a aplicação da emenda, o Colégio Notarial do Brasil — seção São Paulo divulgou um comunicado na última quinta-feira (15/7) no qual sugere aos tabeliães seguirem as novas determinações, sem entrarem no mérito das questões surgidas a partir daqueles que criticam a proposta. De acordo com o presidente da entidade, Ubiratan Guimarães, é necessário que os cartórios cumpram as normas de imediato. “Nesse primeiro momento, nossa recomendação é para simplesmente obedecer o que está determinado. Toda a problemática em relação à extinção ou não da separação judicial, vamos esperar o andamento dos casos para ver como vai ficar”, afirma.

Ele comenta que os pontos considerados obscuros por alguns serão resolvidos naturalmente, seja pelo Judiciário ou Legislativo. “No texto da proposta não ficou clara a extinção da separação, portanto, só há o Código Civil de parâmetro para nortear o assunto, como sempre foi. É justamente por esse motivo que pedimos a todos os notários para que não tomem posição e aguardem as definições que estão por vir”, acrescentou. Guimarães disse ainda que a situação é fruto da evolução social, de fatos que já ocorrem na sociedade, portanto, o Legislativo nem sempre absorve tudo isso de uma forma rápida.

Antes mesmo de ter conhecimento da nota emitida pelo Colégio Notarial, ao menos dois cartórios de São Paulo já colocavam em prática a nova norma. No 11º Tabelião de Notas da Vila Mariana não há dúvida sobre a aplicação da medida. O tabelião Paulo Augusto Rodrigues Cruz considera que o texto está muito claro sobre o fim do prazo para que o divórcio seja concretizado. “Ainda estamos esperando uma manifestação definitiva da corregedoria sobre algumas questões levantadas em relação à emenda, no entanto, para mim está tudo muito claro e a aplicação será imediata. Só não fizemos nenhum ainda porque ninguém nos procurou”, diz. A entrevista foi concedida na última quinta-feira (15/7).

A tabeliã do 29º Tabelionato de Notas, também de São Paulo, Priscila Agapito, afirma que existem algumas interpretações sobre a emenda. “Há quem considera impossível qualquer tipo de separação por conta da nova medida, e outros interpretam que somente os prazos foram suprimidos, mas o restante do que prevê a lei está mantido”, diz. Ela comenta que a discussão é pré-matura, porque ainda há muitas questões nubladas sobre o assunto. “Até que seja totalmente definida a situação e as dúvidas esclarecidas por completo, pretendo aplicar a nova determinação. No entanto, farei uma análise caso a caso para saber como proceder da melhor forma”, afirma Priscila.

No Rio de Janeiro, no 14º Ofício de Notas, de Copacabana, a aplicação da medida é imediata e não há dúvidas sobre como proceder. “Acredito que está tudo muito claro na emenda. A partir de agora os casais não precisam mais esperar para pedir o divórcio, portanto, não tem o que se discutir. O restante das situações, nas quais é necessária a discussão sobre os filhos e outras questões, o procedimento também continua o mesmo”, diz a notária Concelina Henrique Souza.

Ela conta que, até a última quinta-feira, ninguém havia feito o pedido de acordo com as novas regras, no entanto, acredita que a partir de agora todo o processo será muito mais objetivo e prático. “Sem os prazos, a tendência é facilitar o andamento do pedido e tornar o divórcio mais tranquilo”, comenta. O tabelião substituto do 3º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, José Osnir Vieira Vaz, compartilha da mesma opinião de Concelina. “A partir do momento da publicação da nova emenda, não tivemos nenhuma dúvida de como proceder, porque está muito claro no texto. Ainda não fizemos nenhuma porque não nos procuraram, no entanto, basta que se faça o pedido para lavrarmos a escritura”, observa.

Em Recife, a mudança na lei estimulou os casais a procurarem os cartórios para oficializar a separação. De acordo com o tabelião substituto do 5º Ofício de Notas da cidade, Nogue Maciel, desde a última quinta-feira houve um aumento na procura pelo divórcio. “Mesmo antes de ser publicada, a mudança já era de conhecimento de algumas pessoas, que até vinham nos perguntar sobre como proceder. Antes, a média de atendimento era de três a quatro casais, entretanto, nos últimos dias temos atendido de cinco a seis”, afirma.

Até a tarde da última quinta-feira, quando concedeu a entrevista, Maciel disse que já havia feito três divórcios naquele dia. “Está mais acessível agora e acredito que continuará tendo aumento na procura à medida que todos começarem se habituar às mudanças”, comenta.


Fonte: http://www.cassilandiajornal.com.b

terça-feira, 13 de julho de 2010

ONDE SERÁ QUE FOI PARAR O RESTOS MORTAIS DE ELIZA SAMUDIO

Isso não aconteceu em Cachoeiro, porém está sendo muito falado entre os cachoeirenses... Onde será que foi parar os restos mortais da Eliza Samudio.

Entenda um pouco este caso que envolve o goleiro do Flamengo Bruno, que por sinal tinha uma carreira promissora pela frente, mas que devido a este assassinato, o único lugar que agora ele vai agarrar bolas é no presídio... ISSO QUE É SER BURRO!!!!!DEIXOU DE SER GOLEIRO PARA SER PRESIDIÁRIO.

Eliza uma moça bonita, que tinha o sonho de se tornar modelo, se envlveu com o goleiro Bruno, que foi a sua perdição (literalmente ), engravidou e daí começou os seus problemas, pois ele não queria assumir a criança. Então, ela move uma ação de reconhecimento de paternidade e de pensão cntra ele.O goleiro então, começa a enrolar para fazer o teste. E penso eu, que ele começa a tramar friamente a morte desta moça... que infelizmente, cavou o seu própriodestino.

Ela desaparece no inicio de junho e deste então continua desaparecida... Entretanto surge pistas que o goleiro seria o responsável pelo seu sumiço... e agora noticiado a sua morte.

Conclusão desta linda história: Eliza está morta, apesar de seu corpo ou pelo menos o que sobrou,ter aparecido ele que tinha um futuro brilhante como goleiro acabou com a sua carreira, foi preso e fichado no presidio e a pobre da crianças fica sem mãe e pai.

Em  que  mundo estamos vivendo, as notícias que vemos só falam de desgraças, destruição, assassinatos. Sabemos que este caso teve repercussão naconal , mas quantas "Eliza Samudio" são assassinadas e que nós não sabemos. Esta é mais uma história entre muitas outras....

segunda-feira, 12 de julho de 2010

EDUCAR SENTIMENTOS

Paiva Netto
paivanetto@lbv.org.br



No último sábado, 3/7, tive a honra de comandar a sessão solene do 35o Fórum Internacional do Jovem Militante da Boa Vontade de Deus. Na ocasião, a pedagoga Suelí Periotto, supervisora da Pedagogia da LBV, apresentou resumo do 8o Congresso Internacional de Educação da LBV, ocorrido nos dias 29 e 30 de junho e 1o de julho, na capital bandeirante. O encontro reuniu renomados conferencistas sob o tema “Disciplina: um olhar além do intelecto”. Ao explanar, a professora Suelí destacou, entre outros relevantes pontos, a palavra de Sérgio Behnken, mestre em Psicologia pela PUC-Rio, professor de Psicologia e RH da Universidade Estácio de Sá e de pós-graduação da UBM (Barra Mansa/RJ), da Machado Sobrinho (Juiz de Fora/MG) e da Dom Bosco (Resende/RJ):
“Agradeço mais uma vez o que aprendi com a LBV. E faço questão de onde estiver falar disso, principalmente sobre a ideia de educar sentimentos. (...) Não basta trabalhar o corpo, com uma educação que valorize apenas a boa alimentação, a prática esportiva. Não adianta somente desenvolver o lado intelectual, com conceitos, conteúdo, se a gente não olhar também para o aspecto emocional dessa mente humana, a educação dos sentimentos. E só para dar um exemplo, às vezes numa conversa com um pai, você pergunta: como está o seu filho? E ele responde: está muito bem, porque tem boas notas na escola e não tem nenhuma doença. Quando se aprofunda um pouco no diálogo, percebe-se que essa criança não tem um amigo, não consegue se relacionar com os colegas da rua, na sala de aula ninguém quer fazer trabalhos com ele. Então, está muito bem intelectualmente, fisicamente, mas na educação do sentimento, tão preconizada pela LBV, ele está mal. E isso acontece em qualquer nível, inclusive no superior. Alunos com o coeficiente de rendimento muito alto, com notas muito boas, não conseguem uma posição melhor no estágio, pois não alcançam aprovação naquela dinâmica de grupo onde se pode ver como eles interagem com outras pessoas. (...) São muito bons no aspecto racional, no conteúdo tiram notas altíssimas, mas desde o ensino fundamental não foram educados emocionalmente, que é o que a gente vê de bonito, de exemplar, dentro da LBV. Portanto, parabéns a todos!”.

ILUSTRES EDUCADORES
Meus agradecimentos ao professor Sérgio Behnken e aos demais brilhantes conferencistas que contribuíram para o sucesso desse evento da LBV. Lá estiveram o meu amigo de muitas décadas, o jornalista, escritor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier; Celso Antunes, psicopedagogo e mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP); Sílvio Manoug Kaloustian, gestor de programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Ervino Deon, secretário da Educação do Rio Grande do Sul; Helena Bomeny, subsecretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, representando a secretária Claudia Costin; Fátima Pacheco, licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal; e a professora Anísia Villas Boas Sukadolnik, vice-presidente do Instituto Faça Parte e diretora do Centro de Voluntariado de São Paulo, representante da dra. Milú Villela, presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), do Instituto Faça Parte e do Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP), que no ensejo foi homenageada pela LBV.
MAPREI
Tivemos ainda o lançamento da publicação especial Educação com Espiritualidade Ecumênica — o Manual da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, proposta pedagógica da LBV distribuída entre os congressistas. Dela faz parte o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), metodologia própria, aplicada na rede de ensino e nos programas socioeducacionais da Instituição.
Como ressaltou o consagrado professor Niskier durante o Congresso: “Tenho certeza de que a LBV faz parte de uma nova pedagogia que se desenvolve em nosso país, que é a Pedagogia da Boa Vontade. Ela é ecumênica, democrática, estimulante”.

FESTA JUNINA... QUE EM MUITOS LUGARES TORNOU-SE JULHINA

Amigos.... estamos agora no mÊs de julho e as festas juninas ainda não acabaram. Estive visitando algumas escolas da cidade no dia da sua festa junina e particularmente,não vi nada muito diferente da minha época em que dançava(e olha que tem muito tempo isso kkkk). Mas o que importa mesmo, é poder danças com os amigos.... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta festa tão tradicional em nosso país.

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.


Fonte:www.suapesquisa.com/.../historia_festa_junina.htm

terça-feira, 6 de julho de 2010

Teatro a Bordo.....evento na praça Jerônimo Monteiro

Que surpresa hoje ao andar tranquilamente, não tão tranquilo assim, na praça Jerônimo Monteiro, estava acontecendo um evento cultural, que não foi tão divulgado assim, mas que foi ótimo.

Conhecendo um pouco este teatro a bordo.

Teatro a Bordo é um a companhia de Teatro de Santos SP, que com o patrocínio da EDP Escelsa, visitou três cidades brasileiras (Pinheiros, Barra de São Francisco e Cachoeiro de Itapemirim)com a sua programação que ocorre em um contêiner adaptado em palco onde acontecem as apresentações culturais.

A peça de teatro que tive a honra de assistir , junto com as crianças da escola do Bairro Gonzaga foi " A Centopéia Judith". Uma peça que aborda a preservação ambiental de maneira bem lúdica,leve, infantil. As crianças adoraram e interagiram durante todo o espetáculo.

Após o teatro infantil, foi a vez de artistas locais apresentarem uma peça baseada nas crônicas de Rubem Braga, que contava sobresua infância na cidade.Muito Boa!!!! Entretanto, a minha preferia foi a centopéia judith!!!!!

A prograação só foi encerrada após as 20h.

O Circuito EDP Teatro a Bordo tem apoio ainda da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura.

Parabenizo à Secretaria de arte e cultura pelo apoio e incentivo que vem dado a cultura local e nacional.... Acho que o povo de Cachoeiro nunca esteve tão entrosado em eventos culturais como nesta gestão.