Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Prefeitos de Cachoeiro - (PARTE FINAL)

José Tasso de Andrade (1993-1996)

Filho do Prefeito Raymundo Andrade. Foi Deputado Estadual e Deputado Federal , antes de ocupar o cargo de prefeito Dentre suas realizações, destacam-se: Construiu casas populares no Corte Grande, muros de arrimo, esgotamento sanitário, ampliação da rede de água e esgoto. Criou o Projeto Clarear, dando melhor iluminação à cidade. Restaurou vários prédios antigos, dentre eles o Mercado Municipal. Reviveu os jogos escolares Raymundo de Andrade em Cachoeiro. No setor da saúde criou vários projetos, tais como: Prevenção de Doenças, Casa para o Idoso, Casa para o Aidético, Combate ao Mosquito da Dengue, Campanha do Aleitamento Materno, Campanha Contra o Câncer de Mama, Contra o Tabagismo, deu grande apoio ao programa Materno- Infantil. Iniciou o Projeto para a Construção da SEASA – SUL.
Theodorico de Assis Ferraço (1973-1977; 1989-1992;1997-2000;2001-2004)

Nasceu em Jaciguá, distrito de Cachoeiro de Itapemirim/ES, em 28 de novembro de 1937. Filho de Theodorico Ferraço e Dalila Moreira Ferraço, cursou o primário no Colégio Salesiano de Jaciguá, o secundário em Manhumirim/MG, e Escola Técnica de Comércio em Cachoeiro de Itapemirim, tendo concluído o curso de Bacharel em Direito na Universidade do Espírito Santo em 1963. Fez várias realizações para a cidade e os distritos, dentre elas construção de avenidas, escolas, creches, muros de arrimo, asfaltos, escadarias e alguns serviços de infra-estrutura nos bairros.
Roberto Valadão Almokdice (1983-1988; 2005-2008)

Natural de Colatina, foi lider estudantil, atuante em Cachoeiro de Itapemirim. Governou a cidade de 83/88, graças à prorrogação dos prefeitos daquela época. Instalou postos médicos no interior, criou o CMU – Centro de Manutenção Urbana, calçou ruas, equipou escolas e construiu pontes. Na área cultural restaurou e inaugurou a Casa dos Braga. Construiu área de lazer na rua Sete de Setembro e um box, homenagem a Hélio Ramos , numa sugestiva construção, onde havia o retrato a óleo do homenageado, o primeiro impressor do Correio do Sul e autor da música “Cantiga do Cachoeirense Ausente”, letra de Newton Braga, ao lado de uma antiga impressora. Este box foi demolido pelo prefeito José Tasso. Foi Deputado Estadual e Deputado Federal.
Carlos Roberto Casteglione Dias (2009 - 20120

Nascido em Itapemirim (ES) em 20 de maio de 1960, o deputado e presidente do PT-ES Carlos Casteglione mudou com a família em 1972 para Cachoeiro de Itapemirim, município aonde reside até hoje e construiu sua história.
Graduado em Ciências Biológicas em 1986 pela Faculdade de Ciências, Letras e Filosofia "Madre Gertrudes de São José", se filiou neste mesmo ano no Partido dos Trabalhadores após alguns anos de militância em movimentos sociais.
Sua atuação social e na política começou ainda nos anos 70, quando participou de grupos jovens da Igreja Católica e do Movimento Católico Progressista, a partir das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Na Faculdade compôs o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e criou, junto com outros colegas, o Movimento dos Cristãos Universitários.
Também foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Coronel Borges; membro da diretoria da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares (Fammopoci) e da diretoria do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Espírito Santo.
Após a graduação, deu aulas de Biologia por um curto período e ingressou na área de saúde. Como Técnico em Laboratório, exerceu dupla jornada - no setor privado e como funcionário do Estado no Centro de Saúde de Cachoeiro – até ser eleito deputado estadual em 2002 com 14.690.
Na Assembléia Legislativa presidiu a Comissão de Saúde de 2003 a janeiro de 2005 e atuou como membro da Corregedoria Geral da Casa e das Comissões de Saúde e Educação, tendo participado ainda da Comissão de Agricultura.
No primeiro mandato, teve como bandeiras de luta a defesa da ética e da moralização da política, apoio para a agricultura, a defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, o incentivo ao desenvolvimento econômico sustentável, a projetos de capacitação da juventude e de melhoria dos serviços públicos, com destaque para a área da saúde.
Reeleito deputado estadual em 2006 com 22.284 votos, licenciou-se em março de 2007 para assumir a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Permaneceu como secretário até janeiro de 2008, quando foi empossado de novo em seu cargo como deputado.
De volta à Assembléia, Casteglione manterá suas bandeiras de trabalho, acrescentando a área da Assistência Social na sua atuação.
Em sua trajetória política, também consta a presidência do PT de Cachoeiro por duas vezes consecutivas e disputa da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim por duas vezes, em 2000 e 2004.


Um comentário:

  1. Gostei muito dos posts dos prefeitos de Cachoeiro...Sou estudante da 8º ano do ensino médio e sinceramente não sabia que todos eles tinham sido prefeitos em Caxu.

    Parabens pelo blog.... "tá" demais....
    Ana Carolina

    ResponderExcluir