Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Meio ambiente e Apocalipse




Paiva Netto

Há décadas, a Legião da Boa Vontade desenvolve diversas campanhas educativas pela preservação da Natureza. Na Super Rede Boa Vontade de Comunicação (TV, rádio, publicações e internet) é divulgado com frequência conteúdo sobre o tema. Por meio de entrevistas e reportagens, dá-se ênfase às atividades que visam diminuir o impacto das ações humanas no meio ambiente, além do incentivo ao plantio de árvores.

FÉ, ESPERANÇA E VIDA ETERNA
Não obstante os benefícios para a qualidade de vida dos seres vivos de nossa morada coletiva, a árvore, durante milênios, foi considerada símbolo de fé, esperança e poder. Resumindo: vida e espiritualidade. No Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, o Profeta Jeremias (17:7 a 10) prediz: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração humano, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá compreender? Eu, porém, que sou o Senhor, sondo rins e corações, a fim de recompensar a cada um segundo o seu comportamento e os frutos de suas ações”.
Já na Nova Escritura, o evangelista João registra no capítulo 15, versículo 5o, este ensinamento basilar do Cristo Ecumênico: “Eu sou a Árvore, vós sois os ramos. Quem comigo permanece e Eu nele, esse dá muito fruto. Nada podereis fazer sem mim”.
O livro que fecha a Bíblia, o Apocalipse de Jesus, na Sétima Bem-Aventurança, 22:14, anuncia: “Bem-Aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à Árvore da Vida Eterna, e entrem na cidade pelas portas”.
Essas são algumas das muitas passagens em que a palavra “árvore” é citada nos textos bíblicos, convidando-nos a refletir sobre o respeito e admiração que devemos ter para com esse ser vivo, aliás, fundamental para a sobrevivência de todos nós.

OBRAS LITERÁRIAS
Aproveito o ensejo para agradecer à economista e comentarista da TV Globo Miriam Leitão e ao mestre em sociologia Sérgio Abranches as fraternas dedicatórias a mim dirigidas em “Convém Sonhar” e “Copenhague: Antes e Depois”, obras por eles recentemente lançadas: “Na esperança de que seus sonhos de boa vontade se realizem, Miriam Leitão”. “Com o abraço e os votos de civilidade ao trabalho da LBV. Do Sérgio Abranches”.
Grato.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www

Nenhum comentário:

Postar um comentário