Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alzheimer: diagnóstico precoce e remédios ajudam a retardar os seus efeitos

Essa doença está cada vez mais presente na vida das pessoas de todo o brasil e do mundo, mas uma boa notícia chegou hoje aos antenados: o diagnóstico precoce , aliado ao uso correto de medicamentos , pode ajudar os portadores do alzheimer  a estabilizar o quadro da doença, ou seja, o tratamento é feito para retardar a evolução da doença.

DOENÇA DE ALZHEIMER


É uma doneça que acomete inicialmente a parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem. Podendo atingir inicialmente outras regiões do cérebro, comprometendo assim outras funções.

Ela  recebeu este nome depois que o Dr. Alois Alzheimer descreveu, em 1906, as mudanças ocorridas no tecido cerebral de uma mulher que faleceu em decorrência do que era conhecido como uma forma de doença mental no idoso. Essas mudanças hoje são reconhecidas como características da alteração do tecido cerebral na doença de Alzheimer.

A DA afeta todos os grupos da sociedade, não tendo influência a classe social, o sexo, o grupo étnico ou a localização geográfica. Embora a DA seja mais comum em pessoas idosas, também as pessoas jovens podem ser afetadas. Já é comprovado através  de estudos científicos  que ela atinge  cerca de 5% da população com mais de 65 anos, não tem cura e provoca a perda de funções como memória, raciocínio, juízo crítico e orientação. Os portadores da doença apresentam, além de lapsos de memória, alterações de comportamento, desorientação espacial e dificuldades para fazer tarefas normais como se alimentar ou se vestir.
Segundo a neurologista Jerusa Smid, nos estágios mais avançados, a pessoa passa a não reconhecer parentes e amigos até ficar totalmente dependente.
– O indivíduo fica repetitivo, incapaz de aprender uma nova informação. Essa alteração de memória é justamente para novas informações, para fatos recentes. A memória de acontecimentos antigos continua bastante preservada no início do quadro. [O paciente] pode ainda não reconhecer lugares que antes lhe eram familiares e se perder nas datas. Pode também ter depressão, apatia, surtos de agressividade, delírios de roubo, [mania de] perseguição e ciúme.

De acordo com a neurologista, não existe nenhuma forma de prevenir a doença, mas há estudos que indicam que o cuidado com os fatores cardiovasculares de risco também são importantes para evitar doenças neurodegenerativas.
– A prática regular de atividade aeróbica, o controle de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol e o não hábito do tabagismo fazem do indivíduo alguém com menos chance de desenvolver o Alzheimer.

Ela aconselha as famílias a prestarem muita atenção caso haja um parente que se torne repetitivo, que tenha dificuldade para encontrar palavras quando está conversando e, caso percebam esses sintomas, devem procurar um médico geriatra, clínico geral, neurologista ou psiquiatra.
– Esses médicos vão aplicar testes adequados e vão ver se realmente é um problema de memória ou não.

Smid destacou que, quanto mais exercícios o cérebro fizer, menores as chances de a pessoa desenvolver o Alzheimer. Ela recomendou a leitura, palavras cruzadas, jogos de tabuleiro.
– É preciso exercitar o pensamento. Se a pessoa tem o hábito de ler todos os dias, está exercitando o cérebro e já está fazendo uma atividade a mais para se proteger contra essas doenças.
A neurologista ressaltou ainda que as pessoas que convivem com pacientes, sejam elas parentes ou cuidadores, também devem procurar orientação médica e psicológica.

– É uma doença que traz bastante sobrecarga, tanto emocional quanto física, para os cuidadores e familiares porque o indivíduo se torna cada vez mais dependente. É uma doença em que toda a família acaba sendo envolvida e consumida.

UM ÓTIMO FILME QUE RECOMENDO PARA ESTAR ASSISTINDO, QUE ABORDA ESSA DOENÇA É : DIÁRIO DE UMA PAIXÃO

Um comentário:

  1. Gostei muito do post sobre a doença.... legal informar a todos sobre o Alzheimer. E a respeito do filme, assisti o filme e realmente é lindo porém muito triste.
    Vale a pena assistir!!!!

    Ana Cristina / Alegre/es

    ResponderExcluir